Dicas supereficientes para prevenir e combater a celulite!

O importante é não sofrer com isso, ok?

como acabar com a celulite
Foto: iStock

Muitas meninas não se sentem à vontade com seus corpos por conta daqueles furinhos indesejáveis que aparecem principalmente nas coxas, abdômen e bumbum: a famosa celulite. Mas, calma! Isso não precisa ser um drama. Atualmente, o movimento de empoderamento tem cada vez mais realçado que ter celulite é total normal. Agora, se mesmo assim isso te incomoda muuuito, é possível acabar com a celulite mudando alguns hábitos. Nós te contamos como!

Resultado de imagem para gif my body

Prontas pra acabar com a celulite, meninas?

Afinal, o que é celulite?

A dermatologista Márcia Pontes explica que: “a celulite é caracterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele, dando a esta o aspecto de casca de laranja ou de colchão. Ela é causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso”. Basicamente, a celulite é formada com o acúmulo de gordura em uma célula chamada lipócito.

O que causa a celulite?

O aparecimento da celulite pode acontecer por diversos fatores e varia de mulher para mulher. Dá só uma olhada:

Genética: se sua mãe e as mulheres da família do seu pai têm a pele lisinha, você também terá pré-disposição para isso. Agora, se sua mãe sofre com o problema, é um sinal de que você também pode sofrer e, por isso, deve tomar cuidados para evitá-las, caso isso te incomode.

Hormônios: os hormônios são substâncias químicas lançadas em órgãos específicos no corpo, produzindo efeitos específicos. Eles são os responsáveis, por exemplo, pela menstruação. A celulite também pode ser causada por uma alteração nos hormônios. Por isso que ela costuma surgir na adolescência.

 Alimentação: doces e gorduras favorecem o acúmulo de gordura subcutânea (embaixo da pele) e gordura favorece o aparecimento da celulite. Assim como para tudo no nosso corpo, a alimentação é um fator importante e traz reflexos na nossa aparência e saúde.

 
Sedentarismo: ficar parada, além de fazer mal para a saúde, também dá celulite, pois você não se exercita, não movimenta o seu corpo, deixando de tonificá-lo.

Imagem relacionada

Anitta provou que toda mulher tem celulite e isso não deve ser um tabu no clipe de Vai Malandra

Prevenindo

Existem várias formas de prevenir a celulite e uma das mais importantes (e mais fáceis também) é manter uma alimentação adequada. É claro que você não precisa deixar de comer o que gosta ou fazer uma dieta rigorosa, mas, se você quer evitar os furinhos indesejáveis, fique ligada no consumo em excesso de:

Carne vermelha e sal em excesso
Gorduras: queijo, biscoito, sorvete, salgadinho, frituras em geral.
Alimentos industrializados: balas, sopas prontas, refrigerantes.
Bebida alcoólica: o álcool se transforma em gordura e depois! Além disso, nem precisamos comentar aqui que ele faz mal à saúde e é proibido para menores de 18 anos, né?

Mito ou verdade?

Roupa muito apertada causa, sim, celulite! Isso se deve ao fato de que o elas dificultam a microcirculação, fazendo com que a gordura fique acumulada naquela região, causando a celulite. Além disso, a nutricionista Robena Molinari confirma que refrigerantes causam celulite: “pelo teor de açúcar e de produtos químicos (corantes, conservantes, etc..) que ajudam a intoxicar e inflamar o organismo. Essas toxinas se acumulam no tecido gordurosos e provocam inflamação e o aparecimento das celulites”.

Invista já!

Alimentos “verde-escuros” e ricos em licopeno: coma bastante couve, brócolis, couve-flor,  tomate, caqui e goiaba.

Alimentos ricos em vitaminas C e E: laranja, limão, acerola, castanha, amêndoas, sementes, peixe e abacate. Se joga nos sucos pra acabar com a celulite e ainda se refrescar!

Frutas vermelhas: morango, açaí, framboesa, amora, alho, gengibre, manjericão, hortelã. “O ideal é combinar frutas, vegetais, sementes e chás de forma mais criativa e saborosa, pois eles, além de refrescantes, são bastante úteis para limpar e eliminar toxinas do corpo acumulada o ano inteiro”, diz a nutricionista Robena Molinari.

Resultado de imagem para gif girl eating fruit

Atividade física: os especialistas recomendam a prática de atividade física diária. Olha a dica da médica Márcia Pontes: “todos os exercícios físicos previnem a celulite, mas principalmente os aeróbicos, pela queima mais rápida da gordura e ativação da circulação”.

Água: tome de 8 a 10 copos por dia! A água facilita a circulação e assim previne o acúmulo de toxinas. Robena Molinari explica: “uma boa hidratação já previne o aparecimento e ajuda a eliminar as gorduras em excesso juntamente com as toxinas presentes na gordura estocada que inflamam e fazem aparecer as celulites.”.

Combatendo

Existem três graus de celulite, para cada grau existe um tratamento ideal para acabar com a celulite:

Grau 1: quando a celulite é discreta e só aparece quando a pele é contraída. Nesse caso, que é bem simples, o principal tratamento são os exercícios físicos e reeducação alimentar.

Grau 2: as celulites passam a ser visíveis mesmo sem a pele estar contraída, com o formato “casca de laranja”, mas ainda não há dor. Nesse caso, são indicados além de exercícios físicos e reeducação alimentar, massagens com cremes próprios para isso. Consulte uma dermatologista!

Grau 3: os furinhos estão bem mais profundos e possuem consistência endurecida . Existe dor no local, com uma compressão leve. Nesse caso, para acabar com a celulite, é melhor procurar uma dermatologista, que te recomendará o tratamento ideal para o seu caso.

Vale a pena encanar?


Muitas vezes nós vemos problemas nos nossos corpos que na verdade nem existem. Claro, se algo mexe com a sua autoestima e está te fazendo mal, é válido procurar formas de amenizar e cuidar, principalmente se o tratamento envolve coisas positivas como uma alimentação melhor e prática de exercícios. Mas, lembre-se: você é muito mais do que alguns furinhos na sua perna e eles não te impedem de ser linda e maravilhosa do jeito que é.

Imagem relacionada

Somos todas lindas e maravilhosas!

Não deu pra acabar com a celulite totalmente? Tudo bem! Veja algumas dicas das famosas para aprender a amar o seu corpo como ele é:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próxima notícia