Será que é hora de dar um tempo no namoro?

Muita gente escolhe passar um tempinho longe do namô pra melhorar a relação

dar um tempo no namoro
Foto: Reprodução

Manter um relacionamento de forma saudável e harmoniosa dá trabalho. Ao contrário do que muita gente pensa, namorar não é só momentos felizes e declarações de amor nas redes sociais. Existem momentos em que as duas pessoas envolvidas não se entendem bem e aí chegam as crises. Mas como saber se é hora de dar um tempo no namoro? A gente te ajuda!

Resultado de imagem para gif i don't know what to do

“Eu não sei o que fazer”

Namoro em crise

“Primeiro, é importante tomar a decisão de que esta situação não é saudável, e se perguntar se é um relacionamento que valha estar junto. Uma relação que não se sabe como será o amanhã, totalmente inconstante, em que não é possível fazer planos e ter metas em conjunto, gera uma frustração. No fundo, a pessoa sabe quando a relação não tem mais futuro, temos o que chamamos de “sexto sentido”, que é aquela voz da nossa consciência”, comenta a psicóloga Lia Clerot.

“Dar um tempo”

A melhor maneira de resolver uma crise no namoro é conversando com o gato e sendo sincera. “Quando não é algo saudável para o casal, é preciso que ambos revejam o relacionamento. A melhor maneira de resolver é com diálogo! Os dois precisam sentar, conversar, esclarecer todos os pontos e, principalmente, falar sobre expectativas do relacionamento. Até porque não adianta só um sustentar a relação”, aconselha Lia.

Resultado de imagem para gif you need to reality

“Tem muita coisa rolando. Eu preciso de férias”.

Se ainda existir amor e motivos para ficarem juntos, apenas o momento é que não está favorecendo, talvez seja uma boa opção dar um tempo no namoro para os dois pensarem sobre tudo com mais calma. “É preciso avaliar o quanto desgastado está, se há confiança, carinho, parceria, se o que um faz não agrada tanto o outro, se estão fazendo planos diferentes e tomando caminhos diferentes”, explica a especialista. Ou seja: essa pausa é para ouvir o seu eu interior e entender o que não está fazendo bem.

Medo de perder a pessoa

Quando estamos em um relacionamento, acabamos criando um vínculo forte com a pessoa e muitas vezes uma certa dependência. Por isso, é difícil se desligar dela e acaba sendo normal ter medo de perdê-la. Mas, entenda: se esse relacionamento ainda fizer sentido para os dois, dar um tempo no namoro vai mostrar que vocês querem mesmo ficar juntos. Se não, é hora de seguir em frente e perder esse medo.

Resultado de imagem para gif i'm afraid

“Eu estou com medo”

“Para lidar com isso, o primeiro passo é se fortalecer como pessoa – identifique suas qualidades e diga-as para si mesma, eleve sua autoestima. E também é importante diminuir o fluxo de convivência com o outro, pelo menos até que esteja fortalecido em relação ao término”, diz a psicóloga. Afinal, terminar um namoro ou dar um tempo e continuar vendo a pessoa não vai te ajudar a quebrar esse vínculo. Você precisa de distância para entender que não está mais com o outro e o que isso significa.

Será que você está mantendo o namoro por comodismo?

Essa sensação de dependência, junto com o medo de perder a pessoa e o comodismo podem te colocar em uma situação de comodismo no relacionamento. É comum casos em que o namoro já não faz sentido, as duas pessoas não estão completamente felizes, mas mantém a relação porque têm medo de mudanças e de ter que encarar uma nova realidade sozinhos.

Lia explica que isso é a maior cilada! “Em algum momento, precisamos tomar decisões mais sérias, pois criamos expectativas em nós e para o outro, ainda mais se as coisas já não estão fluindo como antes. E quanto antes tomarmos, melhor, pois o término de uma relação é desgastante, consome nossa energia e precisamos dela para dar foco e atenção para o que realmente nos trará crescimento”, comenta.

A especialista ainda falou sobre alguns sinais que podem indicar que você se encontra nesta situação e talvez seja melhor dar um tempo no namoro para reavaliar tudo:

1. A pessoa tem medo de ficar sozinha;

2. Ela se contenta com pouco;

3. A relação também já não é prioridade, sempre há algo que vem antes do casal;

4. Não há mais o nós e sim o EU;

5. Também há um desinteresse emocional, não existe aquela parceria de antes, nem o prazer de estar junto, o diálogo acaba. O Facebook e o Instagram estão sempre à mesa, ao invés de uma boa conversa;

6. Mesmo namorando, a pessoa se sente sozinha.

Resultado de imagem para gif thinking


E aí, bora pensar direitinho? Talvez dar um tempo no namoro para não tomar nenhuma atitude precipitada e avaliar se esse relacionamento ainda vale a pena?

Veja alguns famosos io-iô que também já precisaram dar um tempo no namoro:

Os comentários estão desativados.

Próxima notícia