Primeira menstruação: tire suas dúvidas sobre o assunto

Saiba tudo sobre o assunto!

Tire suas dúvidas sobre a primeira menstruação
Foto: Shutterstock

As dúvidas sobre a primeira menstruação são muito comuns e depois que ela acontece, ainda é normal ter algumas perguntas. Conversamos com a ginecologista Ana Maria Barros, que respondeu todinhas as nossas dúvidas sobre o assunto. Confira!

Imagem relacionada

A primeira menstruação aconteceu, mas a segunda vez veio só alguns meses depois. É normal as primeiras menstruações atrasarem?

É normal sim. A ginecologista explica que “o organismo da garota ainda está se desenvolvendo e o ciclo menstrual está apenas começando. Por isso é natural as primeiras menstruações serem irregulares.”. Desta forma, a menstruação pode atrasar ou adiantar. “Algumas vezes o tempo entre a primeira e a segunda vez pode ser de meses.”, completa a médica.

Resultado de imagem para gif menina esperando

Não precisa ficar nervosa, miga!

A Dr. Ana Maria comenta ainda que também há casos em que a menina menstrua duas vezes em um mesmo mês (geralmente com um fluxo mais leve). Por conta de todas essas variáveis, é total importante que, após a primeira menstruação, a menina procure um ginecologista para tirar dúvidas e fazer exames para conferir que tudo está ok.

O fluxo de sangramento da menstruação é sempre igual ou pode variar?

“Por serem os primeiros meses, pode acontecer de o fluxo ser bem forte. Com o passar do tempo, ele vai se regularizando e tende a diminuir um pouco. Algumas garotas, porém, sempre terão um fluxo mais intenso, o que não significa nada de errado. Mas se o sangramento for intenso demais é melhor procurar um médico.”, aconselha a ginecologista.

Posso tomar anticoncepcional já nos primeiros meses após a primeira menstruação?

Resultado de imagem para girl thinking gif

A médica explica que não é recomendado que o início do uso da pílula anticoncepcional se dê logo após a primeira menstruação. Isso porque, na maioria das vezes, o organismo da garota ainda não está completamente preparado e desenvolvido logo que ela menstrua, afinal, isso leva um tempinho.

“O ideal é que o uso da pílula comece apenas dois ou três anos após a primeira menstruação. Ela precisa fazer uma consulta antes de começar a tomar a pílula. O médico indicará o remédio que melhor se adaptará a ela. O uso antecipado e errado do anticoncepcional pode atrapalhar o desenvolvimento hormonal da garota.”, explica a Dr. Ana Maria.

Agora que menstruei, vai mudar alguma coisa em meu corpo?

As mudanças que podem acontecer no corpo estão relacionadas à fase de crescimento que toda adolescente passa. Seios e quadril, por exemplo, já estão em desenvolvimento quando a menstruação vem e continuarão tomando forma até essa fase terminar. Isso não quer dizer que a mudança vai acontecer de uma hora pra outra quando você menstruar.

Todo mês vou ficar inchada e dolorida antes de menstruar?

Resultado de imagem para afraid girl gif

“O inchaço é resultado da retenção de líquidos durante esse período. Infelizmente, isso é bem comum, mas é possível amenizar os sintomas com alimentação adequada e exercícios físicos.”, explica a médica.

É possível engravidar nos primeiros meses após o início da menstruação?

“Sim, a partir do primeiro sangramento a menina já pode engravidar se tiver relações sexuais sem proteção.”, diz a Dra. Ana Maria. Ou seja: nada de ter relações sexuais sem usar proteção, ok? Até porque, os preservativos não impedem só a gravidez, como evitam a transmissão de DSTs.

Agora que você já sabe tudo sobre a primeira menstruação, confira também as 10 principais respostas sobre as dores da menstruação

2 respostas para “Primeira menstruação: tire suas dúvidas sobre o assunto”

  1. […] na adolescência em que o nosso sistema reprodutor começa a dar sinais de vida, como na primeira menstruação. Não à toa, é durante esta fase em que começamos a ter desejo sexual, o corpo muda e surgem […]

  2. […] mais que você não queira, você não vai escapar dela: chega uma hora na vida de toda garota que ela aparece uma vez por mês e fica quase uma semana na sua companhia. Ela é chata e incomoda, mas ao mesmo tempo, mostra que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próxima notícia